10 de janeiro de 2013


RECONHECENDO UM PERCURSO

 

            Olá amigos e amigas da Escola de Equitação “Vida a Cavalo”! É com muito prazer que recebi e aceitei o convite dos meus amigos Upi, Alex e Otávio para compartilhar aqui com vocês, a partir deste ano, mensalmente, textos que envolvam nossos amigos cavalos.

            Tive a honra de conhecer os 3 (o Otávio ainda na barriguinha de sua mãe) ao sermos colegas da primeira edição do Curso de Formação de Instrutores de Equitação da Universidade do Cavalo (UC), em Sorocaba (SP), em fevereiro de 2011. A partir de então, identificamo-nos não somente como sul-rio-grandenses e gaúchos, mas também como amigos.

            Portanto, por meio deste espaço, vislumbro poder contribuir com todos vocês para compartilharmos conhecimentos e experiências relacionados aos nossos queridos amigos de quatro cascos. Desta forma, penso que, assim como devemos reconhecer nosso percurso antes de adentrarmos uma pista, devo apresentar-me, mesmo que brevemente, a todos vocês.  

            O ponto de partida do meu percurso inicia, aproximadamente, aos 8 anos de idade, quando tive minha primeira aula de equitação em Porto Alegre. De aí em diante, foram competições, alegrias, dificuldades, aprendizagem, enfim, tudo aquilo que só a prática de um esporte, aliada à convivência com um cavalo, pode proporcionar à formação pessoal de alguém. Tudo isto só contribuiu para a minha opção pela carreira de Professora de Educação Física, para a qual busquei minha formação na Escola de Educação Física da nossa Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

            Durante o curso, conheci a Equoterapia, onde descobri mais um espaço e uma oportunidade para aliar duas paixões: os cavalos e a Educação Física. A partir daí, fiz os cursos da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL) e realizei estágios voluntários na Argentina e no Brasil. Hoje, sou Equoterapeuta feliz e realizada no Centro de Equoterapia Cavalo Amigo, na Sociedade Hípica Porto Alegrense, há 3 anos.

            Para concluir minha graduação, meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) versou sobre aspectos históricos da prática do turfe em Porto Alegre. E é nesta área da História das Práticas Equestres em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul que dissertei durante o mestrado (http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/56768/000861427.pdf?sequence=1) e agora também escreverei durante o doutorado, o maior dos obstáculos a enfrentar até então em meu percurso.

            E, ainda em meio a este trajeto, não poderia deixar de me dedicar a conhecer, cada vez mais, acerca do motivo principal de nossas atividades: o cavalo. Assim, fiz cursos sobre “Horsemanship”, maneira pela qual sinto ser mais simples nossa comunicação com nosso companheiro de jornada. Da mesma forma, busquei o curso na Universidade do Cavalo, acerca da formação do profissional de equitação, o qual apresentou um programa muito inovador e importante para o mercado equestre. Um dos aspectos mais interessantes e enriquecedores do curso foi a abertura para todas as modalidades, possibilitando um intercâmbio de conhecimentos e identificações de pontos em comum entre todas. A formação do instrutor de equitação no Brasil também foi bastante discutida durante o curso.

            De tal modo, está aberta a porteira da pista... Convido-os a percorrer comigo cada lance de galope, de obstáculo a obstáculo, trocando ideias e impressões a cada novo texto aqui compartilhado. Afinal, também por isso nos encantamos pelo mundo do cavalo... porque sempre há algo mais a aprender a cada pé esquerdo encaixado em um estribo...

Ester Liberato Pereira
Instrutora de Equitação formada pela Universidade do Cavalo (UC)

Professora de Educação Física CREF 014183 – G/RS – Integrante equipe Centro de Equoterapia Cavalo Amigo – www.cavaloamigo.com.br
Especialista em Equoterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)/Curitiba
Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bolsista CAPES
Membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME) da ESEF/UFRGS - http://www.ufrgs.br/nehme/                                                                                                                                                             



  Ester e Galante (Acervo Pessoal)

 
 
 
                                            
                                            

 
 
                                            
 
                                            
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário